3 Dicas ao Dirigir em Dias de Chuva

Por vezes passamos por períodos de chuvas e temporais, que muitas vezes podem dificultar a vida de quem quer viajar ou até mesmo de quem depende de veículos para se locomover. Além da preocupação com as condições das ruas e estradas, há alguns cuidados com seu veículo que você deve tomar para não colocar vidas em risco.

Cuidados ao dirigir na chuva

1 - Visibilidade

Tenha certeza de que todos os itens que vão garantir uma boa visibilidade estejam em boas condições.

Os limpadores de para-brisa são essenciais para garantir que o motorista tenha boa visão e devem estar em perfeito funcionamento, garantindo que a água da chuva não se acumule no vidro e não gere distorções de imagem. Além disso, é importante prestar atenção na solução colocada no reservatório dos limpadores: a mistura deve ser especial para essa finalidade, pois caso seja mal formulada, pode dificultar ainda mais a visão do trânsito.

As lanternas também são imprescindíveis . O cuidado com esses itens é necessário para garantir uma boa visualização das vias e do ambiente, visto que os dias chuvosos costumam ser mais escuros que dias ensolarados. Luzes de sinalização também devem estar bem reguladas. Em casos de neblina, não utilize farol alto porque pode ofuscar a visão de outros motoristas devido à refração da luz. Nesses casos, utilize apenas farol baixo e, se o carro tiver esse dispositivo, o farol de neblina.

2 - Pneus

A água reduz o atrito entre o solo e os pneus do carro, ocasionando  a aquaplanagem, que pode gerar acidentes devido à perda de controle do veículo. Por esse motivo, verifique sempre os sulcos dos pneus (as ranhuras na borracha), pois essas sinalizam o status da borracha. Se o sulco estiver no limite ou abaixo do normal, realize a troca dos pneus.

Em caso de aquaplanagem, o desespero não pode tomar conta. Apenas pare de acelerar, mantenha a direção reta e nunca pise no freio.

3 - Freios

É importante conhecer o veículo e seu sistema de frenagem. De acordo com cada sistema de freio empregado, há um tempo de parada  diferente e esse tempo pode ser ainda maior por conta da via molhada. Além disso, verifique frequentemente os discos, cilindros e a troca de fluído de freio.Atenção redobrada

Com o aumento das chuvas e incidência de raios, podem ocorrer quedas de árvores, granizo e outros fatores que podem dificultar o trânsito. Por esse motivo, é sempre bom estar atento às condições das vias de seu trajeto e os lugares onde você vai estacionar.



Dirija sempre com segurança e fique atento à manutenção de seu veículo. Lembre-se de utilizar o cinto de segurança e verificar todos os itens de segurança de seu veículo.

E se ainda assim você acabar envolvido em um acidente de trânsito, é melhor estar protegido. Faça seu seguro na Itapema Corretora de Seguros e tenha as melhores condições e coberturas. Solicite uma cotação!


Receba novidades

Quer fazer uma cotação?

Que Tal Cotar Agora

Estamos Aqui Para Fazer Você Se Preocupar Somente Com Sua Felicidade!

Conte Com a Gente!

Sim, eu quero uma cotação!