Seguro Auto: Tudo Que Você Precisa Saber Antes de Contratar

Então quer dizer que você pretende fazer um seguro auto? Nos dias de hoje, essa é a melhor escolha para quem quer manter um patrimônio por muito mais tempo, usufruir de benefícios e ainda se ver livre de dores de cabeça e sérios prejuízos.

Porém, antes de contratar um serviço de seguro de automóveis, é imprescindível que você tenha todas as informações em mãos para não ser passado para trás. Por isso, vamos deixar aqui tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro auto. Vamos conferir?

Como Funciona o Processo de Seguro Auto?

Em poucas palavras, o seguro auto é um contrato anual ou por tempo determinado, dependendo do plano escolhido. E funciona da seguinte forma:

O cliente escolhe um plano mais adequado para seu perfil, veículo e região onde reside. Paga uma quantia mensal a seguradora, o valor também é referente ao plano escolhido, e então o cliente fica protegido contra colisões, roubos, furtos, explosões ou até mesmo contra danos da natureza.

Quais os Principais Tipos de Seguro Auto

Atualmente existem 3 tipos de seguros mais comuns para automóveis:

Seguro Compreensivo: É o seguro mais completo e um dos mais escolhidos pelos clientes, disponibiliza de proteção contra furtos, roubos, colisões, assistências e até mesmo contra danos terceiros. Este tipo de seguro normalmente apresenta mais opções adicionais.

Seguro Contra Roubo e Furto: Esta modalidade é mais básica e protege somente contra roubos e furtos. Algumas seguradoras disponibilizam rastreador em comodato que facilita encontrar o veículo novamente. Este seguro costuma ser mais barato que o compreensivo.

Seguro RCF ou Seguro Para Danos a Terceiros: Este tipo de seguro cobre somente danos materiais e/ou corporais causados a terceiros. Também existe a possibilidade de inclusão de coberturas adicionais tais como assistência 24h. Se trata da opção mais barata de seguro, embora seja a menor proteção.

Quais Documentos Preciso Levar Para Fazer o Seguro Auto?

Antes de fechar o acordo com a seguradora, é importante que você esteja com toda sua documentação em mãos, e mais importante que esteja em dia, principalmente seu CPF. Em alguns casos é realizada avaliação de crédito, e se não estiver em dia você poderá ter problemas para contratar o serviço. Veja qual documentação levar:

· RG

· CPF

· CNH atualizada

Estes são os documentos pessoais que serão necessários para fechar o acordo. Caso você queira incluir familiares em seu seguro, é importante que leve os documentos de todos os envolvidos. Mas além dos documentos pessoais, é essencial que leve também os documentos do veículo que são:

· CRV – Certificado de registro do veículo

· CRLV – Certificado de registro e licenciamento do veículo

· Nota fiscal de compra do veículo

É importante ressaltar que a nota fiscal é exigida somente se o veículo for recém comprado, caso seu veículo já tenha mais de 5 anos de uso, não será necessário comprovar.

Como Economizar na Contratação do Seguro Auto?

Antes de contratar um seguro para automóveis, o cliente responderá uma série de questões que irão impactar no valor final de seu plano. Mas, antes de fechar o acordo com uma seguradora, você precisa saber que existem alguns fatores pequenos que você pode mudar e deixar seu seguro mais barato. Veja só:

1 – AUMENTAR A PROTEÇÃO DE SEU VEÍCULO

Ter garagem em sua residência irá diminuir o valor da apólice, afinal seu carro enfrentará menos riscos para as seguradoras. Deixar seu carro guardado na garagem ou até mesmo em um estacionamento fechado poderá diminuir 25% do valor total de seu plano.

2 – MOTORISTAS JOVENS PAGAM MAIS

Normalmente as seguradoras ligam os fatos de que motoristas entre 18 a 25 anos são inexperientes, sendo assim um fator de risco, o que acaba elevando o valor da apólice. O ideal é que o seguro não seja colocado no nome da pessoa que tenha entre essas idades, se esta pessoa estiver registrada como condutor eventual, o valor será estabilizado.

3 – APOSTE EM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

Investir em equipamentos de segurança para seu automóvel como alarmes, rastreadores ou outros equipamentos que possam inibir a ação dos bandidos, pode diminuir consideravelmente o valor do seu seguro em até 20%.

4 – LOCALIZAÇÃO DE SUA CASA

É claro que este item não pode ser facilmente mudado, mas caso você tenha condições para se mudar, ou ainda está escolhendo um local para morar, saiba que lugares com maior incidência de roubos e violência acabam apresentando maiores riscos para as seguradoras, fazendo com que o valor do seguro auto aumente.

5 – SEJA UM BOM CONDUTOR

No momento da contratação, se o motorista já tiver registros de sinistros, isto pode impactar negativamente no valor do seguro. Além disso, caso você queira fazer uma recontratação e manteve sua carteira limpa sem registro de sinistros, você recebe bônus e descontos especiais.

Agora munido de todas essas informações, fica muito mais fácil contratar um seguro auto, não é mesmo? Não se deixe enganar, procure sempre saber de todas as informações antes de assinar qualquer contrato. E se ainda lhe restou alguma dúvida, conte com a gente quando precisar!

Receba novidades

Quer fazer uma cotação?

Que Tal Cotar Agora

Estamos Aqui Para Fazer Você Se Preocupar Somente Com Sua Felicidade!

Conte Com a Gente!

Sim, eu quero uma cotação!