Seguro Popular: Saiba o Que é e Como Funciona

Já ouviu falar em seguro popular? Comprar um carro é um investimento que se torna o sonho de muitas pessoas, mas, em alguns casos, fazer um seguro está além do orçamento da família. Saiba como funciona essa modalidade mais acessível.

70% dos carros que circulam pelas vias atualmente não contam com um seguro auto. A falta de uma apólice que garanta a integridade do veículo, para muitos uma conquista de vida, pode acabar em grandes prejuízos, afinal, acidentes e imprevistos acontecem e não são todos que podemos prever e evitar. Quer saber como aderir ao seguro popular e se ele é para você? Confira a seguir.

O Que é o Seguro Popular?

O seguro popular é o tipo de apólice que promete ser até 30% mais barato do que o seguro tradicional. A modalidade foi regulamentada há cerca de cinco meses pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão responsável por regular o mercado de seguros.

No entanto, essa facilidade para os proprietários de veículos que precisam de um seguro mais em conta não tem sido adotada por todas as corretoras de seguros. Isso se deve, especialmente, a uma regra: a de que as peças de reposição podem ser usadas ou recondicionadas de empresas regulamentadas que fazem desmonte e que sejam originais de fábrica.

As seguradoras em questão alegam não haver empresas suficientes que ofereçam o número adequado de peças para suprir as demandas e com qualidade. Em virtude disso, as seguradoras e montadoras ainda precisam chegar a um acordo para que o seguro popular possa ser aperfeiçoado.

No entanto, o serviço já pode ser procurado pelos donos de automóveis interessados em assegurar a integridade do seu bem de consumo, através da oferta de corretoras que já se encontram engajadas com o projeto e em oferecer a possibilidade de um seguro mais barato para quem não dispõe de condições financeiras para adquirir o convencional.

O Seguro Popular é Para Mim?

A ideia de pagar menos por um seguro de veículo pode parecer tentadora, porém é necessário, antes da contratação, avaliar se a apólice contempla todas as suas necessidades. E o que se deve avaliar? Verifique agora as características a serem consideradas.

Leia Mais Sobre: [Passo a Passo] Como Fazer Seguro de Carros

Peças

Diferentemente do seguro tradicional, a seguradora que tiver o contrato de seguro popular do cliente, poderá utilizar peças de segunda mão para os reparos necessários, que seriam lataria, bancos e painel. O que não pode ser usado são peças para o conserto de itens de segurança, como airbag, suspensão, freios, entre outros.

Assistências

É provável que haja algumas limitações de assistências garantidas para o cliente em relação ao seguro tradicional, de forma a justificar o valor mais acessível. Porém vale salientar que o seguro pode ser dividido em módulos, onde o cliente é quem decide qual a cobertura que melhor se encaixa ao que ele deseja.

Ano de Fabricação

Não há limite de idade do carro. Os veículos mais novos também poderão contemplar o seguro popular, desde que o dono tenha a ciência de que a reposição de peças deve ser feita com seminovas ou usadas.

Acessibilidade

Ter a oportunidade de fazer pela primeira vez o seguro do seu veículo pode conferir uma sensação de tranquilidade, já que um automóvel circulando na rua corre automaticamente riscos, que podem vir do condutor ou de outras pessoas com quem ele divide o trânsito.

Um seguro convencional pode equivaler, em média, a 10% do valor de um veículo, se forem pesquisadas as seguradas disponíveis no mercado. É um preço que vale a pena pela garantia de não perder o investimento de uma vida em um incidente.

Também deve ser considerado o momento econômico atual, em que os artigos de primeira necessidade são os privilegiados muitas vezes pela renda familiar não cobrir todos os gastos, inclusive os de manutenção de veículos.

Você tem dúvidas sobre o seguro popular? Gostaria de mais informações e uma orientação profissional? A Itapema está à sua disposição.

Receba novidades

Quer fazer uma cotação?

Que Tal Cotar Agora

Estamos Aqui Para Fazer Você Se Preocupar Somente Com Sua Felicidade!

Conte Com a Gente!

Sim, eu quero uma cotação!